top of page
  • Foto do escritorDenise Nascimento

5 DICAS PARA APRENDER INGLÊS EM 2023

Atualizado: 29 de mar. de 2023

“O novo ano está diante de nós, como um capítulo de um livro, esperando para ser escrito.”

Melody Beatti


Apesar da busca por mudanças e melhorias ser uma constante na vida de todo ser humano, o início de um novo ano é, sem dúvida, o momento mais inspirador para pensar sobre o futuro. O resultado de tamanha reflexão são as famosas Metas de Ano Novo, criadas com o objetivo de realizar sonhos, alcançar o sucesso e conquistar ambições.

Atualmente, aprender uma nova língua é a meta mais priorizada na vida das pessoas que desejam fazer um intercâmbio, obter êxito profissional, conectar-se com o mundo ou simplesmente desenvolver uma nova – e útil – habilidade.

O inglês é o idioma com o maior número de falantes no mundo, o que o torna tanto essencial quanto indispensável na sua lista de metas para 2023. Por isso, preparamos 5 dicas para potencializar seus estudos neste ano.


1. Se divirta!







Comece parando de associar a palavra aprender a algo tedioso e maçante. Você não precisa passar horas com a cabeça enfiada em um livro fazendo exercícios gramaticais. Na verdade, o tempo que você passa aprendendo inglês pode ser o mais relaxante do seu dia. Basta utilizar as coisas que já fazem parte da sua vida como material de estudo: músicas, séries, filmes, livros, canais no Youtube, podcast, jogos, HQs...

Além disso, existem diversos métodos de estudo, assim como ferramentas, materiais e videoaulas disponíveis e voltadas para o aprendizado de inglês na internet. Desse modo, possuímos hoje a autonomia e liberdade de optar por como aprender. Não há apenas um meio de aprender inglês; há várias maneiras e qualquer uma (ou todas!) é válida desde que funcione para você.



2. Se inspire!

Por mais esforçado que alguém seja, é completamente normal passar por momentos de insegurança ou mesmo de cansaço no meio do caminho. Afinal, estamos falando de uma segunda língua, que precisará de tempo e dedicação para ser aprimorada.

Nesses momentos de desânimo, relembre o motivo que te levou a desejar falar Inglês e pense no impacto e mudanças que o inglês trará para sua vida. Fazer um Vision Board (Quadro dos Sonhos) é uma ótima tática motivacional para manter o foco. Além disso, por que não seguir as pessoas certas nas redes sociais? Procure por pessoas de sucesso que já estiveram no seu lugar para te manter inspirado.




(Você é incrível e sabe disso)


3. Seja paciente!


O tempo necessário para chegar à fluência varia muito. O método e, principalmente, a quantidade de horas de estudo diária são os fatores que determinam o tempo total para alcançar um nível avançado de proficiência.

É tentador para o aluno optar por uma escola de idiomas, professor ou método de ensino que garanta a fluência no menor tempo possível, porém, tenha em mente que não existem mágicas. No final do dia, por melhor que seja sua escola ou professor, a concretização desse sonho está inteiramente nas suas mãos. Além disso, antes de basear a sua escolha no menor tempo, prefira definir o melhor tempo para sua necessidade. Você realmente precisa aprender inglês em 6 meses ou você deseja que seja assim?






(A espera vale a pena)


A necessidade da pessoa que pretende viajar daqui a 3 anos para aquela que perdeu uma oportunidade de emprego ontem por não falar inglês são diferentes.

Defina um prazo realista, que vai de encontro com seus objetivos finais e então você estará mais preparado para escolher com maior clareza como e onde aprender.



4. Tenha disciplina!

Se lembre de distribuir o tempo de estudos para desenvolver diferentes habilidades no idioma – fala, escuta, escrita e leitura. Dentre todos os recursos disponíveis, procure identificar qual o principal objetivo de cada material para um melhor gerenciamento de tempo.

Tenha em mente que essas competências devem ser construídas sob uma base formada por vocabulário e gramática. Enquanto você amplia a quantidade de palavras que conhece na língua e aprende suas regras de funcionamento, dedique tempo para aperfeiçoar as quatro habilidades linguísticas.





5. Tenha um diário!





Registre o ano incrível que terá pela frente em inglês através de um diário. Independente do nível, qualquer aluno pode aproveitar os benefícios de registrar seus dias, ideias, sonhos e reflexões e, de quebra, reforçar o aprendizado. O diário é uma eficiente ferramenta que une o útil ao agradável e, se transformado em hábito, se torna um indicador de desempenho, mostrando sua evolução na língua.



Siga essas dicas para transformar o seu inglês em 2023. Para receber mais dicas sobre o idioma, siga nossas redes sociais e para entender como a BEES pode ajudá-lo a realizar o seu sonho de falar inglês em 2023, de maneira objetiva entre em contato com a nossa equipe.






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page